terça-feira, 22 de abril de 2014

Surdocegueira X DMU

Surdocegueira X DMU  No que se diferenciam a Surdocegueira e a DMU. A surdocegueira é uma deficiência única, as pessoas com surdocegueira não são classificadas como múltiplas, pois quando elas têm oportunidades interagem com o meio e com as pessoas adequadamente; Para Lagati (1995, p.306) a surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença, uma condição única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo. O que caracteriza a múltipla deficiência é o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas (MEC-2006). Deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (intelectual/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam consequências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa.  Necessidades da pessoa com múltiplas deficiência. Nunes (2002), agrupou em três blocos as necessidades da pessoas com múltiplas deficiência. Necessidades físicas e médicas: limitações sensoriais (visual e auditiva),convulsões, controle respiratório e pulmonar, problemas com deglutição e mastigação, saúde mais frágil com pouca resistência física; Necessidades Emocionais: afeto, atenção, oportunidades de interagir com o meio e com o outro, desenvolver relações sociais e afetivas, estabelecer uma relação de confiança; Necessidades Educativas: uma abordagem educacional que priorize o trabalho em equipe, o modelo de colaboração na qual a comunicação seja a prioridade central, buscar organizar o mundo da pessoa por meio do estabelecimento de rotinas claras e comunicação adequada, desenvolver atividades multissensorial, oferecer uma aprendizagem significativa, o ambiente deve ser reativo, deve respeitar o tempo de resposta da pessoa com deficiência múltipla, as habilidades de fazer escolhas deve estar dentro de suas atividades programadas.  Estratégias utilizadas para a aquisição de comunicação. Para que a comunicação ocorra são necessários quatro elementos: o emissor ou locutor, o receptor, o tópico, o meio de expressá-lo. A comunicação alternativa e aumentativa são os sistemas usados para dar suporte às habilidades comunicativas do indivíduo que usam um pouco de fala, vocalizações ou sons e gestos ou comportamentos para se comunicar, mas não de maneira efetiva. Deve ser considerado o estágio de comunicação que a pessoa se encontra e suas habilidades motoras para só depois escolher o sistema de comunicação a ser trabalhado.  Sistema de calendário-trabalha a comunicação formas/símbolos, as funções comunicativas, o desenvolvimento do tema, as conversas sociais;  Calendário de antecipação – para desenvolver habilidades de comunicação, tempo, apoio emocional, cognição;  Uso das mãos;  Caderno de comunicação;  Uso do sistema Braille;  Comunicação não simbólica- fixação do olhar, expressões faciais, vocalizações e gestos naturais, gestos individualizados/personalizados;  Pastas com objetos símbolos;  Desenhos contornados;  Livros de conversação;  Passaporte para comunicação

1 comentário:

  1. Olá Lucicleide, você precisa rever sua afirmação de que "as pessoas com surdocegueira não são classificadas como múltiplas, pois quando elas têm oportunidades interagem com o meio e com as pessoas adequadamente; [...]"; veja bem, TODAS as pessoas com deficiência, quando as barreiras impostas pela sociedade são derrubadas, tem condições de interagir com o meio e com as pessoas... o que realmente diferencia a surdocegueira da DMU é que no caso da primeira, há perdas nos dois sistemas sensoriais, audição e visão, dificultando o sistema de comunicação dessas pessoas. Abraços, Sandra.

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