quarta-feira, 2 de abril de 2014

AEE para Alunos com Surdez

            A disciplina AEE para pessoa com surdez trouxe a proposta de estudo da metodologia a ser implantada no AEE para o atendimento dos alunos com surdez. Foi realizado um estudo investigativo de um caso real, apresentado pela disciplina, com a proposta metodológica de compreender e entender a natureza do problema, visando propor soluções e elaborar o plano de AEE do aluno.
As referências bibliográficas que nortearam o trabalho proposto pela disciplina foram disponibilizadas por meio de vídeos, análise de documentos, avaliações escritas, desenhos e pareceres médicos. Os referenciais teóricos enfatizam em sumo a trajetória histórica sobre a educação escolar das pessoas com surdez, tendo como objetivo relembrar como esta história se delineou ao longo dos tempos; Uma reflexão sobre a educação escolar de alunos com surdez na escola comum, análise das questões e os avanços contemporâneos na visão paradigmática inclusiva.
Através das leituras pode-se perceber as dificuldades enfrentadas pela pessoa com surdez para ter acesso a educação; A importância e a necessidade de se pensar em novas práticas pedagógicas, que venham a valorizar as diferenças e o potencial humano; A forma de perceber  a pessoa com surdez como um ser dotado de potencialidade, uma pessoa que com os estímulos devidos será capaz de transformar sua realidade na posição de um cidadão crítico e construtivo;  Foi analisada a proposta da perspectiva inclusiva e destacou-se  a influência negativa que a mesma provoca na formação da pessoa com surdez, seja na escola ou no meio social; Foi concluído, que a língua não é, e nem deve se apontada como a principal causa para o fracasso escolar da pessoa com surdez, pois o foco do fracasso escolar está diretamente relacionado com a qualidade e a eficiência das práticas pedagógicas.
O AEE para alunos com surdez na perspectiva inclusiva, prioriza a compreensão e o reconhecimento do potencial e as capacidades dessas pessoas. Conforme Damásio(2007), o AEE para alunos com surdez, envolve três momentos didáticos-pedagógicos:AEE em Libras; AEE de Libras e o AEE de Língua Portuguesa. O AEE em Libras oferece ao aluno com surdez os conteúdos escolares explorados em Libras, por um professor preferencialmente surdo. Esse tipo de trabalho deve ser oferecido diariamente, no contra  turno da sala regular; O AEE em Língua Portuguesa na modalidade escrita é orientada pela concepção bilíngue. Este momento didático-pedagógico deve acontecer em sala de recursos multifuncionais, em horário oposto ao da sala de aula comum, envolvendo a articulação dos  professores do AEE e o da sala regular. O professor para ensinar a Língua Portuguesa deve ter formação em Letras. O AEE em Língua Portuguesa tem por objetivo desenvolver competências linguísticas e textual dos alunos com surdez.

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