quarta-feira, 11 de junho de 2014

Aprendendo com objetos de aprendizagem da web:"Fábrica de Tirinhas"

Aprendendo com objetos de aprendizagem da web: o trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais. Rosana Maria Damoso Fachini Tema: O uso de objetos de aprendizagem disponíveis na web como recurso para desenvolvimento das habilidades intelectuais de alunos com deficiência intelectual. Objetivos: *Desenvolver habilidades intelectuais, tais como rapidez de raciocínio, planejamento e resolução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas e aprendizagem pela experiência. *Estimular a compreensão da função social da escrita e da leitura por meio das representações de imagens e da linguagem oral e escrita, na criação das narrativas. *Ampliar o vocabulário oral e escrito. Justificativa Ao refletirmos sobre a avaliação pedagógica dos sujeitos com deficiência intelectual, entendemos que o Sistema 2012, proposto pela American Association on Mental Retardation (AAMR), avança na perspectiva multidimensional de olhar o sujeito, em relação aos demais sistemas classificatórios que focam na deficiência. O Sistema 2012 estabelece cinco dimensões para a avaliação da deficiência intelectual: Dimensão I- Habilidades intelectuais; Dimensão II - Comportamento adaptativo;Dimensão III - Participação, interações e papéis sociais; Dimensão IV - Saúde; Dimensão V - Contextos.Essa avaliação, portanto, toma um caráter amplo e propõe que a deficiência intelectual seja considerada uma produção social, uma condição do sujeito que é construída em relação ao seu contexto.Conforme Carneiro (2008, p. 23), "Além da visão multidimensional, outro aspecto considerado mais avançado no discurso da AAMR é a proposta de um novo sistema de classificação baseado nas intensidades dos apoios necessários, enquanto os modelos mais utilizados de classificação da deficiência mental definem os níveis de severidade pelo QI ( leve, moderado, severo e profundo)". A autora prossegue explicitando que, embora propor a intensidade dos apoios não seja algo novo, percebe-se, no teor do texto do Sistema2012, a crença de uma construção criteriosa de apoios, de caráter individualizado, portanto, dirigido ao sujeito que apresenta as limitações. Nesse sentido, uma prática pedagógica com apoio da Tecnologia Assistiva para um aluno com deficiência intelectual precisa estar baseada no conhecimento das potencialidade do recurso, mas principalmente, do pr´prio sujeito. Dessa forma, as Tecnologias Assistivas podem aliar-se à rede de apoios necessários para propor a inclusão das pessoas com deficiência intelectual. Pensando em um apoio pedagógico, a partir da Tecnologia Assistiva, para um sujeito com deficiência intelectual, que possa auxiliá-lo em ralação à Dimensão I - Habilidades intelectuais, buscou-se um recurso educacional que pudesse intensificar e qualificar os apoios e as estratégias pedagógicas nos aspectos referentes a essa dimensão. O recurso escolhido foi um Objeto de Aprendizagem (AO). De acordo com Mason e Rennie por TAVARES et al (2007), "OA é um recurso (ou ferramenta) autocossiente do processo ensino-aprendizagem, isto é, não depende de outros objetos para fazer sentido (p. 124 e 125)". Após pesquisas nos repositórios disponíveis na web, foi escolhido o objeto de aprendizagem Fábrica de Tirinhas. A escolha baseou-se na possibilidade da realização das atividades de forma lúdica e dinâmica, durante as duas horas semanais em que o aluno frequenta a sla de recursos. Esse recurso educacional oferece aos alunos, possibilidades de enriquecer o seu vocabulário e trabalhar com produção e interpretação de textos. O aluno deverá escolher o cenário, as personagens, os objetos e os balões. Após, o aluno apertar o botão "voltar" para escolher o próximo quadro da sua história. Ao final, ela salva a história para depois imprimir. Essa atividade deverá contribuir para a produção da escrita espontânea, além de permitir que o trabalho seja realizado em grupo. Durante o decorrer dos trabalhos, será mensurado o progresso por meio da avaliação contínua, conferindo como o aluno constrói sua história: -Identificar os personagens; -Reconhecer os espaços onde ocorrem as histórias; -Descrever os cenários; -Estabelecer conexões entre a história (escolha dos personagens, nenário e objetos e da construção da narrativa-balões de diálogo)e seus conhecimentos prévios, suas vivências, suas crenças e seus valores; -Ouvir com atenção os textos contados; -Participar dos comentários. Disponível em www.proativa.vdl.ufc.br/oa/tirinhas/tirinhas.html Referência: Caderno Pedagógico - Curso de Formação de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa.php?id=0

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